São Januário, Orgulho da Nação Vascaína!

No dia 21 de abril de 2009, o estádio de Sao Januário completou 82 anos de vida. Conheça um pouco sua história e algumas curiosidades que certamente você não sabe, um exemplo é o nome oficial que não é São Januário e sim Estádio Vasco da Gama. Confira abaixo a história e as curiosidades de São Januário que se encontram no Site Oficial do Vasco.


Panorâmica do Estádio de São Januário, inaugurado em 1927


O nome correto do Estádio do Vasco é "Estádio Vasco da Gama", mas popularmente ele é conhecido como "Estádio de São Januário". Foi construído em menos de 11 meses (a pedra fundamental foi lançada em 06/06/1926) e inaugurado em 21/04/1927, com o jogo Vasco 3x5 Santos. O santista Evangelista fez primeiro gol do estádio (14 minutos da etapa inicial). O primeiro gol do Vasco no estádio foi feito por Negrito.O Estádio de São Januário foi o maior do Rio de Janeiro entre 1927 e 1950 (até a inauguração do Maracanã), do Brasil entre 1927 e 1940 (ano da inauguração do Pacaembu, em São Paulo) e o maior da América do Sul entre 1927 e 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).


Vista panorâmica do estadio de São Januário, em 2000

Os refletores de São Januário foram inaugurados em 31/03/1928 no jogo Vasco 1x0 Wanderers (Uruguai), tornando-se o primeiro estádio com iluminação definitiva para sediar jogos noturnos. O gol da vitória foi marcado pelo ponta-esquerda Santana. Detalhe: foi um gol olímpico, um dos primeiros de que se teve notícia no futebol brasileiro.O primeiro jogo da Seleção Brasileira ocorrido no Estádio do Vasco da Gama foi em 15/01/1939: Brasil 1x5 Argentina, pela Copa Rocca. O primeiro gol marcado pela Seleção no estádio foi assinalado por Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", que já havia jogado no Vasco 5 anos antes.
Se o Brasil deu azar em sua estréia no estádio, alguns dos momentos mais gloriosos da Seleção contra seus rivais tradicionais tiveram seu palco em São Januário: Brasil 6x1 Uruguai (14/05/1944), Brasil 6x2 Argentina (20/12/1945), Brasil 9x1 Equador (03/04/1949), Brasil 7x1 Peru (24/04/1949), Brasil 5x1 Uruguai (30/04/1949) e Brasil 7x0 Paraguai (11/05/1949). Os últimos quatro jogos foram válidos pelo Campeonato Sul-americano de 1949, que a Seleção Brasileira obviamente conquistou. Um dos motivos deste sucesso foi o grande número de jogadores cedidos pelo Vasco à Seleção. Além de serem craques, eles conheciam o estádio como ninguém.
Uma triste curiosidade é a de que São Januário serviu de concentração para a Seleção à vesperas da final da Copa do Mundo de 1950. Porém, o saldo da Seleção no estádio é excepcional: em 19 jogos, 14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 65 gols a favor e 26 contra. O último jogo do Brasil em São Januário foi em 14/07/1993, e o Brasil derrotou o Paraguai por 2x0, com gols de Branco e Bebeto.Tendo São Januário como principal estádio do Rio de Janeiro, o Vasco ganhou os Campeonatos Cariocas de 1929, 1934, 1936, 1945 (invicto), 1947 (invicto), 1949 (invicto) e 1992 (invicto).
O Campeonato Carioca de 1992 teve São Januário como estádio principal porque o Maracanã estava interditado.Não era só de futebol que vivia o Estádio do Vasco da Gama. O então presidente da República Getúlio Vargas, um vascaíno, usou e abusou do estádio para falar ao povo brasileiro. Foi em São Januário que foram anunciadas as primeiras leis trabalhistas do Brasil.O Vasco da Gama colaborou com o Brasil até mesmo nas horas de guerra, o clube colocou São Januário a disposição das Forças Armadas Brasileiras no período da Segunda Guerra Mundial. O clube bancava a Escola de Instrução Militar, que formou cerca de 10 mil soldados.

Nesse período, o clube serviu de alojamento para os soldados que vinham de outros estados a caminho da Guerra na Itália; nele realizou-se a primeira demonstração de defesa antiaérea e desfile das forças motorizadas; realizou uma partida em benefício às vítimas dos bombardeios dos nossos navios pelos submarinos alemães; e serviu como única fonte de lazer para os militares, sediando várias competições esportivas entre as marinhas do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. O Vasco doou à Força Aérea Brasileira dois aviões para serem utilizados na guerra. Além de política, o estádio sediou alguns eventos culturais como, alguns desfiles de escola de samba, além de servir como palco para o maestro Heitor Villa-Lobos reger corais formados por milhares de estudantes. Na década de 80, o estádio recebeu uma enorme platéia para acompanhar um grande acontecimento musical internacional do momento, o show dos Menudos ( a coqueluche das meninas da época ).

O recorde oficial de público do estádio é de 40.209 pagantes, no jogo Vasco 0x2 Londrina, válido pelo Campeonato Brasileiro de 1977 e disputado em 19/02/1978. Entretanto, comenta-se que mais de 60.000 pessoas se espremeram no estádio para ver o amistoso Vasco 1x0 Arsenal, disputado em 25/05/1949. Era a primeira vez que um campeão inglês vinha ao Brasil e o jogo teve o sabor de um Mundial Interclubes, pois o Vasco era o campeão Sul-Americano. Com esta vitória, o Vasco passou a ser considerado a melhor equipe do mundo na época.O maior artilheiro dentro das quatro linhas de São Januário foi Roberto Dinamite, como não poderia deixar de ser. Lá, ele fez 184 gols entre 1971 e 1992. O último gol do Dinamite em "São Janu" (como é carinhosamente chamado o estádio pelos vascaínos) foi em 26/10/1992, no jogo Vasco 1x0 Goytacaz.


O estadio de São Januário depois das obras de expansão em 2003

Com a fuga do público dos estádios ocorrida no últimos anos, alguns clássicos cariocas voltaram a ser disputados em São Januário. Além de todos os clássicos envolvendo o Vasco no Estadual de 1992 (o ano em que o Maracanã estava em obras), houve um Vasco 0x0 Fluminense pelo Brasileirão de 1995 e dois clássicos pelo Estadual de 1997 (Vasco 1x0 Fluminense e Vasco 1x2 Botafogo).O estádio do Vasco é tão bom que até os rivais deixam o orgulho de lado para pedi-lo emprestado de vez em quando. Foi o que aconteceu com o arqui-rival Flamengo em 1995, por exemplo, que mandou alguns jogos no Campeonato Brasileiro daquele ano (contra Bragantino, Criciúma e Bahia) no Estádio do Vasco.
Em 2005, o Fluminense também teve essa honra e mandou alguns de seus jogos no Brasileirão daquele ano na Colina história. O tricolor voltou a usá-lo em 2005, mandando seus jogos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana na casa cruzmaltina.O jogo mais importante da História de São Januário foi disputado em 12/08/1998. Pela partida de ida da decisão da Taça Libertadores da América, o Vasco derrotou o Barcelona de Guayaquil por 2x0 diante de 36.273 pagantes e deu um passo importantíssimo para ser Campeão das Américas no ano de seu Centenário.No dia 06/12/2000, o Vasco voltou a disputar uma final internacional em São Januário. Na primeira partida da decisão da Copa Mercosul contra o Palmeiras, o Gigante da Colina venceu por 2x0. O clube conquistaria o título no 3º jogo da final, realizado no Palestra Itália, com a memorável vitória por 4x3, após ter saído derrotado no 1º tempo pelo placar de 3x0.
Essa postagem foi feita por Carlos Junior do Blog "O sentimento não para". A quem eu parabenizo por reproduzir tão bem, essa linda história do estádio de São Januário, propriedade do Club de Regatas Vasco da Gama.




Postar um comentário

6 Comentários

  1. Já estive no RJ, mas não tive o prazer de conhecer o estádio. Espero retornar e visitar apra ver o palco onde meu maior ídolo fez seu milésimo gol!

    Depois passe em meu blog para deixar seu voto no TROFÉU FINO DA BOLA! - BRASILEIRÃO/1º TURNO!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Péssimas recordações de São Januário! A Polícia do RJ deixando nossa torcida cercada, e de braços cruzados vendo o pau cantar!! Só quem já foi sabe o que estou falando! Um caldeirão, mas onde infelizmente a torcida adversária é agredida, recebida a pedradas e tiros que vem da Favela ao lado!!! Eu não vou mais!! Desculpe, mas é o que sinto....

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Deco!! Todos nós torcedores no mais puro sentido da palavra, já passamos por situações difíceis, seja no Rio, São Paulo, BH, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife ou em qualquer outra cidade do Brasil. O maior problema que vejo em tudo isso, geralmente é causado, não por torcedores que nem eu, vc e muitos outros, mas sim por aqueles que vão aos estádios com um único intuito, ou seja, o de brigar. Isso que vc alega ter passado em São Januário, nós vascaínos já passamos no Morumbi e não foi uma vez só. O fato é que enquanto existirem vândalos travestidos de torcedores essa história se repetirá, infelizmente para nós que somos adeptos da União e da Paz entre todas as torcidas. Porquê meu caro Deco, não lançamos uma campanha contra isso?? "Receba bem o torcedor visitante, pra vc ser bem recebido quando for visitá-lo". União e Paz entre todas as torcidas sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Fala amigo Roberto, obrigado pela visita no Blog o Sentimento não Para. Obrigado também pelos elogios. Vou seguir seu blog sim, até porque gostei muito dele.

    Quanto a São Januário, é um estádio que tem história no futebol brasileiro. Jamais vou esquecer o dia que o conheci, lembro-me como hoje. Era o último jogo do Vascão no Brasileirão de 2008. Saí de Maceió para ver o vascão porque acreditava no time. Infelizmente não deu e fomos rebaixados!

    Esse ano espero voltar em São Janu para ver a volta do Vacão a Série A!

    Abração
    SV

    ResponderExcluir
  5. Eu já visitei São Januário e é muito bonito.

    ResponderExcluir
  6. ROBERTO MEU AMIGO!!!!!!!!!!!
    LINDA POSTAGEM ESSA DE SÃO JANUÁRIO!!!!!!!!ELA FAZ MUITAS PESSOAS PERCEBEREM O QUANTO ESTE ESTÁDIO TEM HISTÓRIA E IMPORTÂNCIA ATÉ PARA OS PRÓPRIOS VASCAÍNOS QUE NÃO CONHECEM SUA HISTÓRIA A FUNDO!!!!!!!!!!!FAZ MOSTRAR TAMBÉM A CERTOS TORCEDORES RIVAIS QUE ESTAM SEMPRE INVEJANDO E DESDENHANDO DA COLINA POR NÃO TER UM ESTÁDIO PRA JOGAR,TODA IMPORTÂNCIA QUE SÃO JANUÁRIO TEVE E AINDA TEM PARA O PAÍS!!!!!!!!!!!!!SEMPRE EXISTIRÃO TORCEDORES ARROGANTES COMO ESSE DECO AÍ EM CIMA,MAS O QUE ELE TEM QUE PERCEBER É QUE SÃO JANUÁRIO FOI ERGUIDO PELO BRAÇOS DE SEUS PRÓPRIOS TORCEDORES E SÓCIOS DA ÉPOCA E EM UMA ÉPOCA BEM DIFERENTE DA ATUAL QUE FOI EM 1927!!!!!!!!!!!!!NÃO TIVEMOS AJUDA DO GOVERNO PARA TER ESTÁDIO COMO ALGUNS CLUBES TIVERAM NÃO!!!!!!!!!!!!!
    ABS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama