Vasco cede o empate após expulsão de Dedé


Felipe ditou o ritmo da partida, mas cansou e saiu no 2º tempo.

Vasco e Flamengo empataram neste domingo, no Engenhão em 2 a 2, pela 31ª rodada do Brasileirão. A equipe vascaína, foi superior no primeiro tempo, fazendo 1 a 0, com Cesinha, mas acabou cedendo o empate na segunda etapa, depois que o zagueiro Dedé foi expulso, aos 19 minutos, devido a uma entrada dura na dividida com Willians.

Renato, de cabeça, marcou o gol de empate dos rubro-negros. Com este resultado o Vasco segue no Brasileirão em 12º lugar, com 42 pontos, e continua longe da briga por uma vaga no G-4. O Flamengo vem logo a seguir, em 13º, com 38 pontos, sem conseguir se afastar dos clubes que ainda lutam contra o rebaixamento.

Quando a bola começou a rolar, o Vasco entrou melhor e mereceu a vantagem de 1 a 0 que fez na primeira etapa. Com a marcação adiantada, a pressão no meio-campo era maior. O Flamengo sentiu o baque na saída de bola. A defesa errava passes. Felipe, bem recuado, procurava ditar o ritmo na distribuição do jogo. E o melhor caminho era por Fágner, na direita.

Num escanteio por ali, aos 11 minutos, o primeiro perigo ao gol rubro-negro. Felipe cruzou na cabeça de Dedé, que mandou à direita de Marcelo Lomba. Pouco depois, um erro de passe de Willians quando saía jogando quase foi fatal. Eder Luis aproveitou e bateu com perigo. Marcelo Lomba mandou para escanteio, em boa defesa.

O Flamengo procurou reagir. Também pelo lado direito. A ideia do técnico Vanderlei Luxemburgo era explorar a inexperiência do garoto Diogo, lateral-esquerdo cruzmaltino, de 18 anos. Ora atacava com Léo Moura, que vinha bem de trás, ou Diego Maurício, bem aberto, como um ponta. As melhores jogadas da equipe rubro-negra aconteceram por ali.

Na primeira, aos 16, Juan bateu um lateral pela esquerda para Deivid, que tocou de cabeça para o alto. A defesa do Vasco se enrolou, e a bola foi parar na direita. Prass saiu e levou um corte de Léo Moura. O lateral centrou para a área. Kleberson mergulhou de cabeça e deu um peixinho. Diogo salvou em cima da linha.

O meio-campo do Vasco, que entrara com gás na partida e tocando bem a bola, deu mais espaço para o rubro-negro. Em outra trama pela direita, Diego Maurício arrancou para o meio. Bola para Kleberson, que rolou para Renato bater de canhota, com perigo, para fora. Pouco depois, Diego Maurício, dessa vez, buscou a linha de fundo e cortou Diogo com sucesso. O centro era para Deivid testar, mas a bola saiu mascada para escanteio.

Aos 26 minutos, justamente quando o Vasco, começava perder o controle da partida, aproveitou-se de nova bobeira na saída de jogo do meio-campo do Flamengo. Nunes tocou para Zé Roberto, o camisa 10 arrancou pela direita e centrou para a área. Welinton, que vinha na corrida, chegou tentando cortar a bola e a mandou em cima de Juan. A bola foi contra o próprio gol, no travessão, e voltou na medida para Cesinha tocar para as redes: Vasco 1 a 0.

Com a vantagem no placar, o Vasco retomou o controle da partida. Principalmente pela função tática de Zé Roberto. Mais afobado, o Flamengo errava passes. Willians, Kleberson e Renato e, curiosamente, abandonou sua jogada mais perigosa, pelo lado direito. Preferiu insistir na esquerda, com Juan, envolvido por Fágner ou Zé Roberto, bem posicionado por ali para explorar com velocidade o contra-ataque.

Eder Éder Luis era outro que usava bem a rapidez. Enfileirou três marcadores até receber a falta de David Braz. Na cobrança, Dedé obrigou Marcelo Lomba a mais outra boa defesa. O Flamengo até tentou o empate, numa cabeçada de Deivid, mas não teve êxito.

Para a 2ª etapa, Vanderlei tirou o apagado Kleberson para pôr Petkovic. Mas pela esquerda. Além disso, o meio-campo continuava errando na saída de bola. Logo no início, Willians quase entregou o ouro para Felipe, que tentou encobrir Marcelo Lomba.

PC Gusmão recuou o Vasco para tentar decidir no contra-ataque. Deu campo para o Flamengo, que pouco aproveitava a posse de bola. Tanto que, aos 15 minutos, Vanderlei fez mais duas mexidas: trocou Deivid por Diogo e Juan por Marquinhos. No minuto seguinte, Diego Maurício foi ao fundo pela esquerda e centrou para Diogo, que bateu mas encontrou os pés de Prass, em boa saída do goleiro vascaíno.

Aos 19 minutos, num jogo até então sem cartões amarelos, um lance que gerou discussão: Willians e Dedé entraram duro numa dividida. Só que o zagueiro do Vasco entrou de sola e acertou o tornozelo do camisa 8. O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca aplicou-lhe o cartão vermelho. O time do Vasco, além do técnico PC Gusmão, reclamou muito da marcação.

Logo em seguida, o treinador vascaíno trocou Zé Roberto, que vinha bem, por Jadson. Com um jogador a mais, o Flamengo se lançou ao ataque e quase empatou numa jogada individual de Diego Maurício, pela direita. O camisa 49 arrancou e bateu cruzado, para grande defesa de Fernando Prass.

PC Gusmão colocou Fellipe Bastos no lugar de Felipe, já cansado e nervoso desde a expulsão de Dedé. Era necessário alguém para servir Eder Luis e Nunes, que naquele momento estava isolado na frente. Mas o time muito recuado, dava campo ao Flamengo, que aos 35 min, chegou ao empate em jogada pela esquerda. Marquinhos centrou para Renato Abreu que tocou de cabeça, de costas para o gol, sem defesa para Fernando Prass.

Logo após o gol, o técnico vascaíno perdeu a cabeça e acabou expulso. Diego Maurício ainda teve boa chance de marcar, mas Fernando Prass salvou, se contundindo no lance. No final, o empate de 1 a 1 acabou sendo o resultado mais justo, num clássico em que não houve grande superioridade de nenhuma das duas equipes.

Postar um comentário

1 Comentários

Rafaela Andrade disse…
Ouvi pouco sobre esse jogo, mas disseram que ttodos os clássicos foram muito bons!!!

Saudades de vcs!!!
http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
http://apenasumponto.blogspot.com/