✠ Olá visitante, seja bem-vindo ao Blog da Cruz de Malta ✠ Clique em "Futebol ao Vivo" e assista os jogos do seu time em nosso site ✠ Faça a sua inscrição no programa Sócio Torcedor Gigante ✠ Entre em https://socio-vasco.futebolcard.com/ ✠
Clique na Imagem

Vasco comemora 10 anos da conquista da Mercosul


Juninho Pernambucano ergue a Taça de Campeão.

Dez anos se passaram e hoje recordamos com alegria aquele momento mágico que ficará marcado para sempre na memória de todos os vascaínos.

________________________________________________________

Dia 20-12-2000, Vasco e Palmeiras se enfrentavam no Palestra Itália, pela decisão da Copa Mercosul. Um jogão de bola, que entraria para história do futebol mundial, onde ficou conhecido como: " A VIRADA DO SÉCULO " ou " A VIRADA DO MILÊNIO ".

Jogando contra o Palmeiras, em um Palestra Itália lotado, os cruzmaltinos conseguiram um verdadeiro milagre. O 1º tempo terminou com a vitória alviverde por 3 a 0. Mas no final, o inacreditável aconteceu. Com show de Romário, e jogando com menos um jogador, após a expulsão de Junior Baiano, o Vasco virou o placar para 4 a 3 e conquistou o título continental de forma heróica.

Após eliminar o River Plate, da Argentina, com vitórias de 4 a 1 e 1 a 0, nas semifinais, o Vasco se deparou com o Palmeiras na final da Mercosul de 2000. No primeiro jogo, em São Januário, o Vasco venceu por 2 a 0. Na volta, no Palestra Itália, o Palmeiras levou a melhor: 1 a 0. Com uma vitória para cada lado, foi preciso um terceiro jogo decisivo, que foi disputado no campo do time paulista, em 20 de dezembro de 2000.

Com a maioria da torcida a seu favor, o Palmeiras dominou o 1º tempo. Os vascaínos não se encontravam em campo e quase não ofereciam resistência ao ataque palestrino. Com gols de Arce, Magrão e Tuta, o Palmeiras terminou a primeira etapa praticamente, com as mãos na taça.

O Vasco teria apenas 45 minutos para empatar o jogo e levar a decisão para os pênaltis. No intervalo, alguns torcedores do Palmeiras já compravam as faixas de campeão, mas a surprêsa ainda estava por vir.

No 2º tempo, os cruzmaltinos acordaram. Com dois gols de pênalti convertidos por Romário, o milagre começava a acontecer. Quando o placar marcava 3 a 2 a favor do Palmeiras, a expulsão do vascaíno Júnior Baiano deixou a decisão mais dramática ainda. Porém, a noite era mesmo vascaína.

Juninho Paulista empatou o jogo a cinco minutos do fim, o que garantiria a disputa de pênaltis. Mas os cruzmaltinos não queriam saber de pênaltis; aos 48 minutos, Viola fez boa jogada pela esquerda, a bola sobrou para Juninho Paulista que chutou em cima da zaga. O rebote, sobrou para Romário, que mandou para o fundo do gol palmeirense, garantindo assim, a conquista heróica da Copa Mercosul, para o time de São Januário. _______________________________________________________

Veja o video com a narração emocionante do gol do título

A Copa Mercosul de 2000 foi disputada na sua 3ª edição, e contou com vinte clubes, sendo: Sete do Brasil, Seis da Argentina, Três do Chile, Dois do Uruguai e Dois do Paraguai.



Forma de Disputa


Os vinte clubes foram divididos em cinco grupos. Na primeira fase os clubes se enfrentavam dentro dos seus grupos com jogos de ida e volta. Os primeiros colocados, juntamente com os três melhores segundos colocados de cada grupo passavam as quartas-de-final, onde mais uma vez enfrentavam-se em jogos de ida e volta, porém de forma eliminatória. O mesmo aplicava-se à semi-final. A final tinha a particularidade de ser disputada em três jogos.



Os Grupos


Grupo A : Flamengo, River Plate, Vélez Sársfield e Universidad de Chile

Grupo B :
Cruzeiro, Palmeiras, Independiente e Universidad Católica

Grupo C :
São Paulo, Rosario Central, Cerro Porteño e Colo-Colo

Grupo D :
Corinthians, Boca Juniors, Nacional e Olimpia

Grupo E :
Vasco da Gama, Atlético Mineiro, Peñarol e San Lorenzo





Quartas-de-Final

( Flamengo 1 x 2 River Plate ) ( River Plate 4 x 3 Flamengo )

( Vasco 1 x 0 Rosario Central ) ( Rosario Central 1 x 0 Vasco )

( nos pênaltis: Vasco 5 x 4 )

( Palmeiras 3 x 2 Cruzeiro ) ( Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras )

( Atlético MG 2 x 0 Boca Juniors ) ( Boca Juniors 2 x 2 Atlético MG )





Semifinais

( River Plate 1 x 4 Vasco ) ( Vasco 1 x 0 River Plate )


( Palmeiras 4 x 1 Atlético MG ) ( Atlético MG 0 x 2 Palmeiras )





Finais

( Vasco 2 x 0 Palmeiras ) ( Palmeiras 1 x 0 Vasco )




Decisão

( Palmeiras 3 x 4 Vasco )


" Vasco Campeão "





Em pé: Júnior Baiano, Henrique, Mauro Galvão, Hélton, Márcio, Jorginho, Odvan e Nasa. Agachados: Pedrinho, Alex Oliveira, Paulo Miranda, Viola, Cléberson, Jorginho Paulista, Romário, Euller, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano.

Quero prestar a minha sincera homenagem a esse grupo de grandes jogadores, que com muita determinação conquistaram brilhantemente a Copa Mercosul de 2000, honrando a camisa cruzmaltina.

Aproveito a oportunidade para desejar muita luz ao saudoso lateral direito, Cléberson, que nos deixou prematuramente, vítima de acidente automobilístico em 2001, na Bahia, sua terra natal.

2 comentários:

  1. Como esquecer este jogo??? Fomos passar férias ao Brasil após 12 anos fora do meu país. Estávamos em Botafogo-RJ na Rua Assunção em casa de minha querida avó, lembro-me como se fosse hoje, toda a torcida "anti-vascaína" no prédio e na rua sacaneando e zoando o nosso time no 1º tempo, mas no fim que fez a festa fomos nós e que festa! Não conseguimos dormir, pois um vascaíno "maluco" ficou a noite toda passando de carro na rua com o hino do Vasco em altos sons para ninguém dormir. Enfim! foi emocionante e ele estava estravazando o que sentia.---Grande abraço.---Fernandes PT

    ResponderExcluir
  2. Comecei a chorar aos 40 minutos do segundo tempo após o empate eu só fui conseguir pronunciar uma palavra uns 10 minutos depois do término do jogo. A palavra pronunciada? Ou melhor,gritada foi: Vaaassccoooo, pela janela do meu quarto enquanto soltava fogos e acordava todos aqueles que não eram vascaínos. Até hoje quando vejo as imagens e ouço essa narração choro como se o titulo fosse ontem, assim como eu, tenho certeza que milhares de vascaínos por aí, agem da mesma forma. Esse jogo ficará marcado para sempre na minha vida.

    ResponderExcluir