Vasco comemora 10 anos da conquista da Mercosul


Juninho Pernambucano ergue a Taça de Campeão.

Dez anos se passaram e hoje recordamos com alegria aquele momento mágico que ficará marcado para sempre na memória de todos os vascaínos.

________________________________________________________

Dia 20-12-2000, Vasco e Palmeiras se enfrentavam no Palestra Itália, pela decisão da Copa Mercosul. Um jogão de bola, que entraria para história do futebol mundial, onde ficou conhecido como: " A VIRADA DO SÉCULO " ou " A VIRADA DO MILÊNIO ".

Jogando contra o Palmeiras, em um Palestra Itália lotado, os cruzmaltinos conseguiram um verdadeiro milagre. O 1º tempo terminou com a vitória alviverde por 3 a 0. Mas no final, o inacreditável aconteceu. Com show de Romário, e jogando com menos um jogador, após a expulsão de Junior Baiano, o Vasco virou o placar para 4 a 3 e conquistou o título continental de forma heróica.

Após eliminar o River Plate, da Argentina, com vitórias de 4 a 1 e 1 a 0, nas semifinais, o Vasco se deparou com o Palmeiras na final da Mercosul de 2000. No primeiro jogo, em São Januário, o Vasco venceu por 2 a 0. Na volta, no Palestra Itália, o Palmeiras levou a melhor: 1 a 0. Com uma vitória para cada lado, foi preciso um terceiro jogo decisivo, que foi disputado no campo do time paulista, em 20 de dezembro de 2000.

Com a maioria da torcida a seu favor, o Palmeiras dominou o 1º tempo. Os vascaínos não se encontravam em campo e quase não ofereciam resistência ao ataque palestrino. Com gols de Arce, Magrão e Tuta, o Palmeiras terminou a primeira etapa praticamente, com as mãos na taça.

O Vasco teria apenas 45 minutos para empatar o jogo e levar a decisão para os pênaltis. No intervalo, alguns torcedores do Palmeiras já compravam as faixas de campeão, mas a surprêsa ainda estava por vir.

No 2º tempo, os cruzmaltinos acordaram. Com dois gols de pênalti convertidos por Romário, o milagre começava a acontecer. Quando o placar marcava 3 a 2 a favor do Palmeiras, a expulsão do vascaíno Júnior Baiano deixou a decisão mais dramática ainda. Porém, a noite era mesmo vascaína.

Juninho Paulista empatou o jogo a cinco minutos do fim, o que garantiria a disputa de pênaltis. Mas os cruzmaltinos não queriam saber de pênaltis; aos 48 minutos, Viola fez boa jogada pela esquerda, a bola sobrou para Juninho Paulista que chutou em cima da zaga. O rebote, sobrou para Romário, que mandou para o fundo do gol palmeirense, garantindo assim, a conquista heróica da Copa Mercosul, para o time de São Januário. _______________________________________________________

Veja o video com a narração emocionante do gol do título

A Copa Mercosul de 2000 foi disputada na sua 3ª edição, e contou com vinte clubes, sendo: Sete do Brasil, Seis da Argentina, Três do Chile, Dois do Uruguai e Dois do Paraguai.



Forma de Disputa


Os vinte clubes foram divididos em cinco grupos. Na primeira fase os clubes se enfrentavam dentro dos seus grupos com jogos de ida e volta. Os primeiros colocados, juntamente com os três melhores segundos colocados de cada grupo passavam as quartas-de-final, onde mais uma vez enfrentavam-se em jogos de ida e volta, porém de forma eliminatória. O mesmo aplicava-se à semi-final. A final tinha a particularidade de ser disputada em três jogos.



Os Grupos


Grupo A : Flamengo, River Plate, Vélez Sársfield e Universidad de Chile

Grupo B :
Cruzeiro, Palmeiras, Independiente e Universidad Católica

Grupo C :
São Paulo, Rosario Central, Cerro Porteño e Colo-Colo

Grupo D :
Corinthians, Boca Juniors, Nacional e Olimpia

Grupo E :
Vasco da Gama, Atlético Mineiro, Peñarol e San Lorenzo





Quartas-de-Final

( Flamengo 1 x 2 River Plate ) ( River Plate 4 x 3 Flamengo )

( Vasco 1 x 0 Rosario Central ) ( Rosario Central 1 x 0 Vasco )

( nos pênaltis: Vasco 5 x 4 )

( Palmeiras 3 x 2 Cruzeiro ) ( Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras )

( Atlético MG 2 x 0 Boca Juniors ) ( Boca Juniors 2 x 2 Atlético MG )





Semifinais

( River Plate 1 x 4 Vasco ) ( Vasco 1 x 0 River Plate )


( Palmeiras 4 x 1 Atlético MG ) ( Atlético MG 0 x 2 Palmeiras )





Finais

( Vasco 2 x 0 Palmeiras ) ( Palmeiras 1 x 0 Vasco )




Decisão

( Palmeiras 3 x 4 Vasco )


" Vasco Campeão "





Em pé: Júnior Baiano, Henrique, Mauro Galvão, Hélton, Márcio, Jorginho, Odvan e Nasa. Agachados: Pedrinho, Alex Oliveira, Paulo Miranda, Viola, Cléberson, Jorginho Paulista, Romário, Euller, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano.

Quero prestar a minha sincera homenagem a esse grupo de grandes jogadores, que com muita determinação conquistaram brilhantemente a Copa Mercosul de 2000, honrando a camisa cruzmaltina.

Aproveito a oportunidade para desejar muita luz ao saudoso lateral direito, Cléberson, que nos deixou prematuramente, vítima de acidente automobilístico em 2001, na Bahia, sua terra natal.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ricardo Fernandes26 dezembro

    Como esquecer este jogo??? Fomos passar férias ao Brasil após 12 anos fora do meu país. Estávamos em Botafogo-RJ na Rua Assunção em casa de minha querida avó, lembro-me como se fosse hoje, toda a torcida "anti-vascaína" no prédio e na rua sacaneando e zoando o nosso time no 1º tempo, mas no fim que fez a festa fomos nós e que festa! Não conseguimos dormir, pois um vascaíno "maluco" ficou a noite toda passando de carro na rua com o hino do Vasco em altos sons para ninguém dormir. Enfim! foi emocionante e ele estava estravazando o que sentia.---Grande abraço.---Fernandes PT

    ResponderExcluir
  2. Bruno Vascão /+/26 dezembro

    Comecei a chorar aos 40 minutos do segundo tempo após o empate eu só fui conseguir pronunciar uma palavra uns 10 minutos depois do término do jogo. A palavra pronunciada? Ou melhor,gritada foi: Vaaassccoooo, pela janela do meu quarto enquanto soltava fogos e acordava todos aqueles que não eram vascaínos. Até hoje quando vejo as imagens e ouço essa narração choro como se o titulo fosse ontem, assim como eu, tenho certeza que milhares de vascaínos por aí, agem da mesma forma. Esse jogo ficará marcado para sempre na minha vida.

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama