Vasco vence o Botafogo e entra na briga por vaga na Libertadores

Nenê fez o gol que garantiu a vitória do Vasco
O Vasco deu um grande passo na luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Jogando no Maracanã, neste sábado, a equipe de Zé Ricardo derrotou o Botafogo por 1 a 0, gol de Nenê, e entrou de vez na briga pela competição sul-americana. O Cruzmaltino subiu para a oitava posição e manteve o Alvinegro em sexto. As duas equipes chegaram embaladas para o clássico, mas com desfalques no setor ofensivo. Sem perder há três partidas, o Vasco não podia contar o atacante argentino Andrés Rios, suspenso, e Luis Fabiano, ainda sem ritmo após se recuperar de contusão. Thalles ganhou uma chance. Mas os problemas ofensivos ficaram evidentes.

O jogo começou de forma cadenciada e muito estudado. Embora o mando de campo fosse do Vasco, a equipe adversária procurava controlar a posse de bola no meio campo, trocando passes com Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Arnaldo, mas sem oferecer qualquer perigo. O Botafogo não tinha Roger, recém-operado, e o meio-campo Matheus Fernandes, suspenso. Para substitui-los, Jair Ventura apostou em Marcos Vinícius e Brenner.

O Vasco bem postado em campo, esperava o adversário. Aos 11 minutos, o volante Wellington carregou a bola, avançou pela intermediária e como ninguém apareceu, arriscou um chute de fora da área, acertando a trave. Dois minutos depois foi a vez de o meia Mateus Vital receber cruzamento rasteiro dentro da área, na primeira jogada bem trabalhada da partida. O chute saiu firme, mas a bola bateu em Carli.

Os sustos não mudaram a proposta do Botafogo, e a falta de eficiência em nada mudou. A equipe alvi negra rodava a bola no meio e não conseguia infiltrar. Tanto que na única jogada de perigo do time no primeiro tempo os atacantes sequer tocaram na bola. Bruno Silva tocou na direita, Arnaldo cruzou e Marcos Vinícius bateu para a boa defesa de Martin Silva.

Nos minutos finais do primeiro tempo, empurrado pela torcida, o Vasco subiu a marcação e tentou controlar o meio. Nenê e Wagner, contudo, faziam uma partida apática. Assim como ocorrera com o Botafogo anteriormente, a equipe rodava a bola sem conseguir acionar Thalles. Wagner ainda sentiu uma contusão e foi substituído no intervalo por Yago Pikachu.

Tudo continuou igual no segundo tempo. Muitos passes laterais ou para trás e quase nenhuma criatividade ofensiva. Os chutes de longe passaram a ser uma alternativa constante às duas equipes. A exceção veio aos sete minutos, quando Mateus Vital em vez de chutar, matou no peito e deu belo passe por elevação. Dentro da área, sozinho, Nenê bateu firme, mas Gatito Fernández fez uma grande defesa.

Foi um bom ensaio do meia-atacante. Se o time pouco produzia, já aos 23, ele ganhou uma dividida com Igor Rabello, segiu em frente e arriscou de fora da área. A bola desviou em Joel Carli e entrou no canto esquerdo, sem qualquer chance para Gatito. Os jogadores do Botafogo reclamaram muito que a bola teria tocado na mão de Nenê, mas a tv mostrou que a bola tocou no peito de Nenê e o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo validou o lance.

Em vantagem no placar, o Vasco se fechou de vez. foi aí que Jair Ventura percebeu a inoperância de seu ataque e colocou Vinicius Tanque e Guilherme, respectivamente nos lugares de Brenner e Rodrigo Pimpão. Em campo, porém, a situação pouco mudou. O Botafogo seguiu inoperante e pouco ameaçou a meta de Martin Silva.

No fim do jogo, Paulo Victor tentou uma jogada de efeito e gerou uma confusão entre atletas dos dois clubes. O atacante cruzmaltino e o meia alvinegro Bruno Silva acabaram punidos pelo juiz com cartão amarelo.

O bom resultado, colocou o Vasco na disputa por uma vaga na Copa Libertadores. Na próxima rodada, os dois clubes jogam na quarta-feira, fora de casa. O time de Zé Ricardo encara o Atlético Goianiense no Serra Dourada, enquanto os botafoguenses vão enfrentar o Avaí na Ressacada. 

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 0 BOTAFOGO
VASCO - Martin Silva; Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon; Jean, Wellington, Wagner (Yago Pikachu), Mateus Vital (Paulo Vitor) e Nenê; Thalles (Caio Monteiro). Técnico: Zé Ricardo.
BOTAFOGO - Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Marcos Vinícius (Gilson); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Brenner (Vinicius Tanque). Técnico: Jair Ventura.
GOL - Nenê, aos 23 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP).
CARTÕES AMARELOS - Yago Pikachu, Caio Monteiro, Paulo Vitor, Jean e Nenê (Vasco); Marcos Vinícius, Joel Carli e Bruno Silva (Botafogo).
RENDA - R$ 1.063.215.
PÚBLICO - 27.424 pagantes (31.406 presentes).
LOCAL - Maracanã.

Postar um comentário

0 Comentários