Vasco empata com o Ceará e se garante na elite do Campeonato Brasileiro

Na base da garra, cruzmaltinos garantiram o empate.
A imensa torcida do Vasco está bem feliz. O alívio de ver o time se livrar da degola, não tem o mesmo peso da conquista de um título, mas preserva a tradição de um dos maiores clubes do país e a paixão de quem carrega a cruz de malta no peito. A confirmação da permanência na elite do Campeonato Brasileiro só veio na última rodada, na base da garra e muita superação de um time limitado tecnicamente, mas que soube conter o ímpeto do Ceará e segurar o empate em 0 a 0, ontem, no Castelão. A sonhada vitória fora do Rio de Janeiro na competição não aconteceu, mas fica para a Série A de 2019. A frustração, na verdade, ficou por conta do Ceará, que deixou escapar a vaga na Copa Sul-Americana.

Mesmo com Willian Maranhão improvisado na lateral esquerda, no lugar de Henrique, lesionado, o Vasco, foi valente em Fortaleza. Diante de um Ceará livre do risco de rebaixamento e motivado na busca por uma vaga na competição continental, o time de Alberto Valentim suportou a pressão do adversário e de um Castelão lotado.

Bem postado na defesa, o Vasco pouco foi ameaçado pelo ataque dos donos da casa no primeiro tempo. Mas tamanha doação na marcação, teve um alto preço para os cruzmaltinos, que acabaram deixando Maxi López sozinho na frente, sem ter muito o que fazer no meio da zaga cearense.

Apagados e bem marcados, Kelvin e Caio Monterio, que substituiu o suspenso Yago Pikachu, pouco pegaram na bola, o que aniquilou as chances de gol do Vasco, já que Maxi López, isolado, só foi notado em campo quando após receber um passe na entrada da área, dominou mal a bola e perdeu uma ótima chance frente a frente com o goleiro Éverson.

O meio de campo também deu sua parcela de contribuição para a total falta de criatividade ofensiva do Vasco. Raul, que ganhou a vaga de Desábato, só foi notado quando recebeu um cartão amarelo por falta em Juninho. Andrey e Thiago Galhardo, mais técnicos, até tentaram criar algo, mas também tiveram dificuldades para furar o bloqueio do Ceará, que, nervoso, não conseguiu tirar vantagem de seu domínio territorial em um primeiro tempo no qual a transpiração falou mais alto que a inspiração.

O intervalo, porém, fez bem ao Vasco. No segundo tempo, o time acordou e voltou a campo mais ofensivo. O que não significa dizer que a fome de gols do Ceará tenha diminuído. Fato é que as duas equipes passaram, enfim, a praticar a essência do futebol, na busca pela vitória. O jogo ficou mais movimentado, com as duas equipes criando jogadas ofensivas, frequentes.

Aos 24 minutos, o Vasco, criou uma boa chance para marcar, mas Marrony, que entrara na vaga do apagado Caio Monteiro, chutou a bola em cima do goleiro Éverton, após passe de Andrey. Apesar de desperdiçar a chance de gol mais clara do jogo, o Vasco não se abalou. Manteve o posicionamento um pouco mais adiantado e passou a ter mais posse de bola, valorizando o tempo e encurralando o Ceará em seu campo defensivo.

Mesmo assim, os donos da casa, empurrados por sua torcida, conseguiram se aventurar com perigo na frente. Juninho, aos 34 minutos, obrigou Fernando Miguel a uma difícil defesa, em chute de fora da área, e aos 35 minutos, Luiz Otávio cabeceou rente ao travessão, após cobrança de escanteio.

Refeito do susto, o Vasco tratou de conter o avanço adversário. Sem saber que, em Recife, o Sport fazia 1 a 0 no Santos, o que deu ares de dramaticidade à partida no Castelão. Afinal, se o Vasco levasse um gol e fosse derrotado, seria rebaixado. Mesmo assim, os comandados de Alberto Valentim tiveram nervos de aço para garantir o empate, diante de um Ceará apático e pouco produtivo.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 0 VASCO

Data: 2 de dezembro de 2018
Hora: 17:00 hs
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
Cartões amarelos: Richardson, Ricardinho (Ceará); Willian Maranhão, Raul (Vasco)
Cartão vermelho: Samuel Xavier (Ceará)

CEARÁ: Everson; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Richardson, Juninho e Ricardinho (Wescley); Calyson (Eder Luis), Felipe Azevedo (Cardona) e Arthur.
Técnico: Lisca 

VASCO: Fernando Miguel; Luiz Gustavo, Werley, Leandro Castan e Willian Maranhão (Ricardo); Andrey, Raul (Desábato) e Thiago Galhardo; Caio Monteiro (Marrony), Kelvin e Maxi López.
Técnico: Alberto Valentim

Postar um comentário

0 Comentários