Vasco faz debate sobre a SAF e avalia situação


O assunto Sociedade Anônima de Futebol (SAF) está em pauta no Vasco. A venda do futebol do clube a investidores, ainda atravessa um momento de análise e debates internamente, enquanto o clube  aguarda uma proposta concreta. Tanto a diretoria administrativa como os conselhos que participam da política vascaína tratam do tema com um misto de aprofundamento e cautela.

Como recado ao mercado, o Vasco tem nos dois comitês um discurso unânime de ser mais atrativo, e bem mais caro que Botafogo e Cruzeiro. Os clubes venderam a SAF para o americano John Textor e para Ronaldo Fenômeno, respectivamente, por R$ 400 milhões por 90%. O presidente Jorge Salgado criou um conselho executivo para promover o assunto e analisar o cenário, enquanto no Conselho de Grande Beneméritos há um comitê para pensar o futuro do Vasco sob os novos moldes.

Após a diretoria apresentar um ofício com a intenção de criar a SAF e aprovar o novo modelo, figuras de grande envergadura na política do clube também se reúnem para tratar o tema. Em paralelo, o assunto é tratado diretamente pelo CEO Luiz Mello, pelos vice-gerais, Carlos Osório e Roberto Duque Estrada, pelo vice-jurídico, José Cândido Bulhões, pelo vice de Finanças, Adriano Mendes, e pelo vice de Relações Públicas, Maurício Corrêa.

O vice-geral Roberto Duque Estrada afirmou nesta sexta-feira que os estudos estão avançados e que o Vasco já tem conversas com investidores.

- Os estudos foram iniciados, estão em fase de conclusões e entramos na segunda etapa, que é a conversa com interlocutores, e possíveis investidores. Estamos em um momento que não podemos deixar para trás a modernidade. A SAF é uma nova página na história do futebol brasileiro. Ela veio para ficar. Ela permite que ela destaque do patrimônio do clube tudo. Pode ter uma SAF 100% do Vasco, uma SAF com investidores minoritários e uma SAF com investidores majoritários. Tudo depende do modelo adotado - frisou Duque.

Enquanto a direção do Vasco tem pressa, os conselheiros adotam uma maior cautela. O discurso é de que não se pode livrar de um problema, e se criar outro. A sondagem do grupo 777 Partners é vista com desconfiança diante do desempenho dos clubes que integram o grupo, como o Genoa, da Itália. 

Nos últimos dias, o canal Atenção Vascaínos noticiou sobre o interesse do bilionário russo Abramovich, dono do Chelsea, mas a proposta ainda não foi apresentada. Entretanto, é algo nesse patamar que interessa ao Vasco de forma geral. A resistência ao documento enviado aos conselheiros para a criação da SAF persiste justamente pela falta de um modelo concreto. 

Os membros do clube entendem que não se pode dar um cheque em branco a uma empresa ou a um dono para ditar os rumos do Vasco. É preciso ter algo consistente, que apresente elementos de que vai funcionar com a troca de modelo, para que haja aprovação da maioria. Por isso, o tema segue em debate e aberto a questionamentos.

Fonte: - O Globo Online

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Beto Guerreiro21 janeiro

    Temos que ter muita cautela com esse tema SAF. A atual diretoria do Vasco, não nos passa credibilidade alguma. Nâo tem respaldo político entre os sócios e muito menos com a imensa torcida vascaína.

    ResponderExcluir
  2. Flavio Luiz21 janeiro

    A criação da SAF no Vasco, é um tema que para grande maioria dos seus torcedores, está fora de cogitação. Na verdade, ninguém até hoje engoliu a falcatrua armada pela diretoria atual. Eles anularam uma eleição "legítima", cujo resultado dava vitória ao candidato Luis Roberto Levensiano, que ganhou e não levou.

    ResponderExcluir
  3. Thiago Sales21 janeiro

    Sinceramente ainda não dá pra se falar alguma coisa a respeito de SAF. Está todo mundo com um pé atrás, só sei que esse tema tem que ser muito bem analisado para que o clube não venha embarcar em uma canoa furada.

    ResponderExcluir
  4. Hugo Almeida21 janeiro

    Só espero que essa diretoria golpista, não faça mais merda do que já tem feito no clube desde que tomou posse.

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, há 15 anos divulgando as notícias do C. R. Vasco da Gama