A história de Pelé com o Vasco, no Adeus ao Rei do Futebol


Em 1957, Vasco e Santos realizaram um combinado no Maracanã. Enquanto os jogadores principais das duas equipes viajavam pela Europa, as diretorias concordaram em fazer uma equipe com os atletas mais jovens dos dois times e enfrentar outros times. Com 16 anos, Pelé recebeu essa oportunidade.

Sua majestade, Pelé, ainda precoce, reinou. Aquele jovem atacante marcou três gols e deu duas assistências contra o Belenenses, de Portugal, na sua primeira partida pelo Vasco, no Maracanã. Na vitória por 6 a 1, a imprensa carioca e os torcedores logo se renderam a Pelé, que foi destaque em todos os jornais no dia seguinte.

Em outros três jogos, a equipe empatou com o Dínamo Zagreb, da Croácia, Flamengo e São Paulo, todos por 1 a 1, com gols de Pelé nos confrontos. No clássico carioca, o Rei marcou um gol sensacional, que foi destaque no jornal O Globo.

Pelé nunca escondeu sua paixão pelo Vasco. Em 2020, revelou sua gratidão pelo clube, por ter sido lançado neste torneio, no combinado das duas equipes. O Rei do Futebol reafirmou ser vascaíno e disse que, se pudesse escolher outro time para ter defendido, escolheria o Vasco.

- Se eu tivesse que escolher um clube para ter jogado, eu escolheria o meu Vasco. Mas eu defendi o Vasco, mesmo que por poucos jogos. Foi o time que me deu essa oportunidade. Foi lá que eu me tornei conhecido no mundo todo, foi num combinado Santos e Vasco e jogamos com a camisa do Vasco - disse Pelé ao "Canal Pilhado".

- Fui não, sou Vasco. Para quem não se lembra, sou ainda. Todo mundo começou a me questionar, e eu disse: "Tenho direito de escolher, porque meu time todo mundo sabe que é o Santos, eu jogo pelo Santos". Mas eu sou vascaíno, porque naquela época meu pai jogava com um jogador que se chamava Marinho, centroavante, mais jovem, que depois foi para o Vasco - finalizou.

fonte: ge.globo.com/

Postar um comentário

0 Comentários