Roberto Dinamite, o maior ídolo do Vasco, completa 66 anos



O maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite, completa 66 anos nesta segunda-feira, 13 de abril. Com uma vida inteira ligada ao Club de Regatas Vasco da Gama, o ex-atacante está de volta ao noticiário cruzmaltino de forma positiva há cerca de um ano, após uma sequência de acontecimentos.

A carreira do "Garoto-Dinamite" foi marcada por gols, gols e mais gols. Artilheiro dos Campeonatos, Carioca e Brasileiro, o maior goleador do clube fez 708 gols. Roberto foi o jogador com o maior número de jogos com a cruzmaltina 1.110 jogos, e teve participação importante no primeiro título de Campeão Brasileiro do Vasco da Gama.

Aposentado, começou a se envolver com as política vascaína. Foi aliado, depois adversário histórico do igualmente lendário Eurico Miranda, morto há um ano. Em 2008, ano do primeiro rebaixamento do Cruz-Maltino, o time mostrava dificuldades, mas estava no meio da tabela do Campeonato Brasileiro quando a cadeira da presidência passou do eterno dirigente ao ídolo alçado.

Dinamite fora sustentado por apoiadores poderosos nos bastidores vascaínos e, no primeiro mandato, o time de futebol, após cair, foi campeão da Série B com amplo apoio da torcida. Dois anos depois, o título da Copa do Brasil se tornaria uma realidade.

No segundo mandato, porém, Dinamite se isolou, buscou outros parceiros e a crise financeira voltou a ser obstáculo para o sucesso da equipe de futebol. Entre erros e um novo rebaixamento, Dinamite ficou com a imagem mais do que arranhada. Na eleição de 2014, uma cena chamou atenção: O ex-jogador foi votar e os adversários lhe viraram o rosto, evitando o cumprimento até com o olhar.

A derrocada era pública. Também na política pública, após seguidas eleições, ficou sem cargo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Com Eurico de volta à presidência, as alusões a uma "herança maldita" deixada por Dinamite era citada volta e meia.

Mas aí Alexandre Campello foi eleito presidente do Vasco. E após um período afastado do clube, Roberto Dinamite voltou a ser visto em São Januário. Chegou a acompanhar treinos à beira do gramado, que tanto conhece. Voltou a ser reconhecido por toda felicidade que deu à torcida.

Se como dirigente, cometeu erros e acertos que dividem opiniões no clube. No entanto, como jogador, Roberto Dinamite é um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro, reconhecido por todo mundo do esporte de forma incontestável.

fonte: Lancenet

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Geraldo Alves13 abril

    Parabéns Dinamite. O maior artilheiro do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Lúcio Gama13 abril

    Esse cara já me deu muitas alegrias no Maracanã e em São Januário. Parabéns artilheiro eterno.

    ResponderExcluir
  3. Antônio Neiva13 abril

    O maior goleador que já vi jogar em toda minha vida. Parabéns Bob Dinamite!

    ResponderExcluir
  4. Marinho da Colina13 abril

    Fazia gol pra karai. Parabéns Roberto

    ResponderExcluir
  5. Thomáz Aquino13 abril

    Esse aí era fera, fazia gol de todo jeito. Parabéns Dinamite!

    ResponderExcluir
  6. Juninho da Colina13 abril

    Sai, sai da frente... sai que o Roberto é chapa quente. Valeu Bob, parabéns irmão!

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama