Leven é o mais votado, mas eleição fica sub judice

Com o nível de confusão de sempre, a eleição do Vasco foi concluída, em tese, pois está sub judice. Pela primeira vez de forma direta, os sócios escolheram Leven Siano, da chapa Somamos como presidente para o triênio 2021-2023. Em tese, ele sucederá Campello, que vive seus últimos dias como mandatário. 

Leven Siano recebeu 1155 votos, 234 a mais que Jorge Salgado, segundo colocado, da chapa 'Mais Vasco'. Ambos levam correligionários para o Conselho Deliberativo. Mas diante da judicializacão da eleição, a Mesa Diretora decidiu não fazer a proclamação do vencedor.

A eleição começou quase 10h e terminou por volta de 22h30. A apuração começou já de madrugada, após não haver definição de como acautelar as urnas lacradas, ou seja, guardar em local seguro e com responsável. E os primeiros resultados divulgados já indicavam que a disputa ficaria entre Leven Siano e Jorge Salgado. O pleito teve 3,447 votos, número menor que da última eleição.

Confira a votação de cada candidato:

- Luiz Roberto Leven Siano (Somamos) - 1155 votos
- Jorge Salgado (Mais Vasco) - 921 votos
- Júlio Brant (Sempre Vasco) - 862 votos
- Alexandre Campello (No Rumo Certo) - 336 votos
- Sérgio Frias (Aqui é Vasco) - 153 votos
- Brancos - 16 votos
- Nulos - 4 votos.

A eleição teve momentos de tensão, principalmente pela manhã. Discussões e até agressões físicas entre apoiadores de diferentes chapas e membros da organização da eleição. De noite, após a decisão judicial que chegou a paralisar o pleito, até tiros foram ouvidos do lado de fora de São Januário.

Houve filas ao longo de todo o dia e aglomerações de toda sorte. Aliás, a corrente pandemia de Covid-19 foi pano de fundo para as reviravoltas jurídicas. O dia 7 de novembro era a data anteriormente prevista, mas uma liminar havia adiado o pleito e foi derrubada somente na noite da última sexta-feira. Diante disso, houve reclamações de sócios moradores de outras cidades e estados.

Após a longa indefinição, os votos da eleição do Vasco realizada neste sábado foram apurados e Leven Siano foi o candidato que terminou na frente no pleito. Em seu discurso, Leven agradeceu aos sócios, cutucou os adversários e disse que pretende pacificar o clube.

"Eu sou um estreante na política do Vasco. Então essa é uma vitória extraordinária diante de outros personagens que estão na política do clube há 20, ou até há 40 anos como o grande benemérito Jorge Salgado. Ter mais votos que todos os outros, mostra que os sócios vascaínos querem mudanças, querem algo diferente sendo feito no clube e alguém que tenha a capacidade de pacificar, respeitando a institucionalidade e os poderes do clube", afirmou.

"O resultado das urnas mostra a insatisfação de maneira geral do quadro de sócios com a atual gestão do presidente Alexandre Campello, que teve uma votação pífia de apenas 10% do colégio eleitoral. Enquanto um outro personagem se torna histórico na política do Vasco por insistir em tentar e perder. O senhor Júlio Brant, teve 742 votos não se computando a urna 8. Isso significa que o quadro social se cansou desse personagem", alfinetou outras chapas.

Ainda em seu discurso, Leven agradeceu aos membros da mesa diretora da Assembleia Geral diante da confusão que acometeu a longa votação em São Januário. Ele também relembrou a mobilização dos sócios do clube comparecendo à votação apesar da decisão judicial na noite do dia anterior.

"Gostaria de agradecer a todos aqui presentes que trabalharam durante incessantes 21 horas em prol do amor que todos nós temos pelo Clube de Regatas Vasco da Gama. Em especial, a mesa diretora da Assembleia Geral, mais especial ainda, o doutor Alcides, que honrou a todos os vascaínos com a sua altivez, fidalguia, lealdade e vascainidade, assumindo o timão da nossa embarcação, no momento em que ela parecia perder o rumo mais uma vez".

"Também gostaria de agradecer ao expressivo número de sócios que fez uma grande festa democrática vascaína no dia de hoje. Foram 3447 sócios do Vasco, que vieram as urnas em uma mobilização rápida, de uma decisão judicial de um dia para o outro, que evidentemente fez com que todas as chapas fossem buscar os seus eleitores", completou.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Antônio Neiva08 novembro

    Apesar de toda a confusão criada pela liminar do senhor Mussa, o resultado da eleição mostrou o que todo mundo já sabia. Ninguém aguenta mais o continuísmo arcaico da política vascaína. Leven Siano foi eleito pela maioria dos sócios, e mesmo com a eleição sub judice, merece ser proclamado o novo presidente do clube.

    ResponderExcluir
  2. Beto Guerreiro08 novembro

    Que se resolva logo esse imbrólio jurídico criado pelo sr. Mussa. Se os sócios escolheram o sr. Leven Siano para presidente, que seja respeitada a vontade deles. o que não pode é ficar o clube sem comando.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Veira08 novembro

    Ao vencedor os louros. Dai a Leven o que é de Leven. A cadeira de presidente do Vasco já tem um novo dono. fora Golpello!!!!

    ResponderExcluir
  4. Serafim Malta08 novembro

    Golpello, Brant e Mussa, tentaram de tudo para melar a eleição pois sabiam que iam perder, mas contra fatos não há argumentos. "LEVEN É O NOVO PRESIDENTE".
    VAIDAR VASCO, JUNTOS SOMAMOS, JÁ DEU VASCO !!

    ResponderExcluir
  5. Ivo Alcântara08 novembro

    Leven Siano chegou vai dar Vasco !!

    ResponderExcluir
  6. Guina FJV08 novembro

    Com Leven Siano presidente, seremos o maior clube do mundo. Aqui é Vasco !!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vitão da Colina08 novembro

    Mesmo que ainda tenha outra eleição no dia 14-11, só deveriam votar, os sócios que não conseguiram votar ontem. Depois, era só somar os votos da internet com os votos já apurados e terminava logo com essa história de uma vez por todas.

    ResponderExcluir
  8. Não tem que ter mais outra eleição. A eleição já aconteceu, quem votou, votou. Agora é proclamar o novo presidente e que o Sr. Campello tenha honradez de sair e deixar o Leven assumir o seu cargo, pra ver se ainda dá tempo de salvar o Vasco de mais um possível desastre no Campeonato Brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Fernando Veira09 novembro

    É isso aí mesmo. O Vasco tem pressa. Estamos na UTI, se não oxigenar o clube agora, depois vai ser tarde de mais.

    ResponderExcluir
  10. Marcão da Barreira09 novembro

    Deixem o Leven assumir logo. O Vasco precisa de mudanças urgentes. Fora Golpelo, vc montou o pior time de futebol da história do nosso Clube. Saia do Vasco enquanto há tempo. Depois não diga que não foi avisado.

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, há 15 anos divulgando as notícias do Vasco da Gama