Torcida pede retorno de Zé Ricardo ao Vasco

Em meio à péssima campanha do Vasco no Brasileiro, e após a derrota por 3 a 0 contra o Athletico-PR, em duelo válido pela 27ª rodada, o torcedor não esconde o descontentamento com o trabalho feito pelo técnico Ricardo Sá Pinto. Com o português pressionado, os cruzmaltinos foram às redes sociais pedirem a volta de um velho conhecido para ocupar o cargo, Zé Ricardo.

A torcida pede o retorno do técnico, que comandou o time entre 2017 e 2018, porque o momento atual é péssimo e porque o trabalho de Sá Pinto não agrada. Em 15 jogos disputados sob o comando do português, o Vasco venceu apenas três vezes e soma seis derrotas e seis empates, considerando o Brasileiro e os quatro jogos pela Copa Sul-Americana, onde foi eliminado com uma vitória, uma derrota e dois empates.

Em 2018, o técnico Zé Ricardo deixou o cargo após a derrota por 2 a 1 para o Botafogo, pela nona rodada do Brasileiro. A opção foi do próprio Zé Ricardo, mas os torcedores cruzmaltinos também não se lamentaram muito, uma vez que a paciência já estava no limite.

Se 2018 não guardou boas lembranças, incluindo um vice-campeonato estadual também para o Botafogo, a temporada anterior a esta foi a última em que o Vasco não passou sufoco para escapar de um rebaixamento na Série A. Pelo Contrário. Em 2017, o sétimo lugar acabou garantindo classificação para a Copa Libertadores. E se é justo dizer que a última campanha mais tranquila do Vasco no Brasileirão foi sob o comando de Zé Ricardo, é possível imaginar que esta lembrança motive o desejo da torcida vascaína neste momento tão difícil.

Deixando de lado o modelo de jogo e as peças à disposição de cada treinador, e nos atendo mais aos resultados, o aproveitamento de Zé Ricardo é consideravelmente melhor que o de Sá Pinto no Vasco.

Considerando apenas o desempenho no Brasileirão. Em 11 jogos, o aproveitamento de 30% (duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas) do Vasco de Sá Pinto seria, de acordo com o FutDados, insuficiente para o time chegar a 40 pontos. Ou seja, se não conseguir resultados melhores um novo rebaixamento será difícil de ser evitado.

Por outro lado, sob o comando de Zé Ricardo, o Vasco teve aproveitamento de 54% nos jogos do Campeonato Brasileiro. Entre 2017 e 2018 foram 24 partidas de Série A, com 10 vitórias, nove empates e cinco derrotas. Ainda levando em conta os prognósticos do FutDados, com tal aproveitamento este Vasco de 2020 poderia ultrapassar a margem dos 45 pontos. Número que é referência para garantir a fuga do rebaixamento.

É evidente que o aproveitamento que Zé Ricardo teve no Vasco entre 2017 e 2018 não é garantia de nada em relação a este Vasco de 2020. Mas o que fica claro, contudo, é a insatisfação completa dos torcedores vascaínos em relação a Ricardo Sá Pinto. Vendo o lugar do time na tabela, não poderia ser diferente.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Kleyton Silva28 dezembro

    Acho que qualquer um será melhor que o Sá Pinto. O cara está mais perdido do que cego em tiroteio.

    ResponderExcluir
  2. Beto Guerreiro28 dezembro

    Não sei se o Zé Ricardo seria o melhor, mas o Luxa com certeza resolveria o problema.

    ResponderExcluir
  3. João Carvalho Pinto28 dezembro

    Alguma coisa tem que ser feita e tem que ser rápido. Do jeito que está é que não pode ficar. Fora Sá Pinto!

    ResponderExcluir
  4. Lúcio Gama28 dezembro

    Há muito tempo que o Sá pinto vem mostrando que não teria futuro no Vasco. Só não viu quem não quis. Ele é muito fraco como treinador.

    ResponderExcluir
  5. Juninho da Colina28 dezembro

    Ninguém aguenta mais o português. Manda ele embora logo, enquanto há tempo. Persistir no erro é burrice.

    ResponderExcluir
  6. Alex Campos28 dezembro

    O português não disse ao que veio, tiraram o Ramon precipitadamente e agora estão se cagando pra tirar o portuga.

    ResponderExcluir
  7. Marcão da Barreira28 dezembro

    Zé Ricardo ou Luxa. Qualquer um deles é bem melhor que esse português.

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama