Luxemburgo aposta no talento da base forte do Vasco

Com o retorno de Vanderlei Luxemburgo ao comando técnico do Vasco, os Meninos da Colina, que conquistaram a Copa do Brasil sub-20, passaram a ter mais oportunidades no time profissional. Os jovens Gabriel Pec e Caio Lopes se uniram a outros seis jogadores revelados no Gigante da Colina na vitória sobre o Botafogo por 3 a 0, em São Januário, que fez a equipe se distanciar do Z4 do Brasileirão.

Ao longo de sua carreira, Luxemburgo costuma trabalhar bem com jogadores pratas da casa. E no Cruzmaltino não tem sido diferente. Na primeira passagem, em 2019, o treinador foi responsável por colocar em campo duas das maiores esperanças da torcida vascaína: Talles Magno e Gabriel Pec. Em seu retorno, mais um nome representou a Cruz de Malta. Caio Lopes, que entrou na etapa final contra o Botafogo, mostrou que tem  muito talento.

No clássico de domingo, oito jogadores revelados na Colina Histórica estiveram em campo. Desde Henrique, que iniciou a carreira nos profissionais em 2013, até jovens com poucos jogos entre os profissionais. Ao falar sobre a utilização de nomes da base, Vanderlei apontou que é uma tradição do Vasco e que a continuidade dos meninos no time depende da regularidade e do que produzirem dentro das quatro linhas.

- Não vejo nenhum problema em trabalhar com a base. É algo normal. Pode ter 16, 17, 18, 20 anos, 19, como o Juninho. Talles estreou com a gente com 16 anos. O Vasco tem tradição de base. Eu pego, boto para cima e dou a chance deles poderem ter oportunidade deles. A continuidade não pertence a mim, pertence a eles, de acordo com o que podem produzir - disse o treinador.

A lista é extensa com Henrique, Andrey, Cayo Tenório, Bruno Gomes, Juninho, Talles Magno, Gabriel Pec e Caio Lopes, assim como outros nomes presentes no banco: Lucão, Vinícius e Tiago Reis. Um time recheado de pratas da casa, que necessitam de uma transição bem feita, para não serem queimados. Assim, Luxa sabe o momento certo de lançar os jovens como fez com Patrick de Paula e Gabriel Menino no Palmeiras.

Em suas duas escalações, Bruno Gomes tornou-se titular dando mais segurança à frente da zaga vascaína. Já com a entrada de Juninho, Léo Gil tem mais liberdade para ajudar na transição ofensiva e muitas vezes chegar com perigo. Talles Magno, por sua vez, teve mais liberdade para explorar o drible, as jogadas individuais, porém de maneira objetiva, para frente e perto tanto de Cano, quanto do gol adversário.

As entradas de Caio Lopes e Gabriel Pec mostraram duas excelentes opções no meio-campo. O primeiro deu um lindo passe para Andrey chutar forte em cima de Cavalieri e mostrou ter personalidade e boa visão de jogo. O segundo parece estar mais maduro que em 2019, e foi perigoso nos dois jogos. Contra o Dragão, fez uma bonita jogada e chutou para fora, e no clássico deu um passe na medida para Cano finalizar.

- A primeira bola do Caio Lopes foi uma excelente enfiada, tentei bater cruzado, e a bola foi no canto do Cavalieri. No gol, o Cano me serviu muito bem. Esse meio de campo de meninos mostra que a base do Vasco é muito forte. O Caio está subindo agora e tem muita qualidade, explicou Andrey.

O eficiente Germán Cano passou em branco nos dois jogos dirigidos por Luxemburgo, mas não marcou por pouco, o que já mostra uma diferença para o time de Sá Pinto. Apesar do curto tempo, a equipe já demonstrou uma maior qualidade ofensiva e criou chances de gol com outros jogadores do elenco. Por fim, o Cruzmaltino evoluiu e mostrou ser competitivo nessa reta final de temporada.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Beto Guerreiro13 janeiro

    Quem sabe, sabe. O Luxa conhece muito de futebol e sabe como dar moral aos garotos da base.

    ResponderExcluir
  2. Bruno Diego13 janeiro

    Por onde o Luxemburgo passa, ele sempre revela novos talentos da base. tem que respeitar o "profexô". Eu apoio o "pôjeto"!

    ResponderExcluir
  3. Juninho da Colina13 janeiro

    O Luxa tem que ficar no Vasco pra sempre. Quando ele não quiser ser mais treinador, deixa ele como gerente de futebol.

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama