Vasco vence o Brusque em São Januário e cola no G-4

O jogo contra o Brusque teve a resposta que o torcedor vascaíno esperava. Apesar da vitória suada, por 2 a 1, neste domingo, em São Januário, o triunfo evitou o clima de frustração pelo empate parcial até os 42 minutos do segundo tempo e aliviou a pressão sobre Marcelo Cabo. Apesar de ainda apresentar falhas, o Vasco deu um salto para o 6º lugar, com 10 pontos, no Brasileiro B, após Cano e Léo Matos garantirem mais uma vitória na Colina.

Com a volta de Léo Matos à lateral direita e a confirmação de Galarza no lugar de Bruno Gomes, suspenso, Marcelo Cabo tinha plena consciência do aumento da pressão sobre o seu trabalho após a má exibição na derrota para o Cruzeiro, quinta-feira, no Mineirão.

Com iniciativa no início do jogo, a equipe se esforçou para minimizar a falta de criatividade. Com 12 minutos de bola rolando, Galarza já havia testado o goleiro Jefferson Paulino em duas finalizações. Na melhor oportunidade, Cano inverteu o papel com Morato e acertou um bom cruzamento para o camisa 10, que não mostrou a mesma pontaria do artilheiro argentino.

Recuado, o Brusque deixou claro que jogaria por uma bola, à espera de algum erro do Vasco. Com maior posse de bola no primeiro tempo, a equipe catarinense teve duas chances nos minutos finais. Na cabeçada de Edu, Lucão mostrou reflexo para fazer uma bela defesa, e na finalização de fora da área de Alex Ruan, apenas torceu pela saída de bola.

A entrada de Sarrafiore no lugar de Riquelme, machucado, no fim do primeiro tempo, foi mais uma aposta para a melhora da produção ofensiva do Vasco na retomada do intervalo. Perdido no início do jogo, MT foi deslocado para a lateral esquerda, e o argentino fez companhia a Galarza e Marquinhos Gabriel na armação.

Com mais atitude, o Vasco, na base da vontade, tentou abrir o placar na cobrança de falta de Andrey e depois numa boa chegada de surpresa de Léo Matos no ataque. Aos 17, Cano não perdoou a cochilada da defesa do Brusque e se antecipou para escorar o bom passe de Morato: 1 a 0.

Na comemoração, o camisa 14 ergueu a bandeirinha de escanteio, com as cores do arco-íris, uma das ações de apoio do clube ao movimento LGBTQIA+ em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho Gay, que é celebrado nesta segunda-feira. O Vasco, inclusive, jogou com uma camisa especial, com as cores do arco-íris, símbolo do movimento, mas Cano não escapou do cartão amarelo pelo gesto.

O gol não representou um domínio avassalador do Vasco. Muito pelo contrário. Andrey e Galarza afrouxaram na marcação, deixando a defesa exposta ao contra-ataque. Aos 31, Gabriel Taliari isolou a bola por cima do gol, após boa tabela com Thiago Alagoano. Três minutos depois, Edu, cria da base do Vasco, mostrou que ainda se recorda bem dos atalhos de São Januário para empatar. Livre de marcação, finalizou com a coxa o cruzamento de Toty.

Para o desespero de Marcelo Cabo, inconformado com a falha de marcação. O Brusque devolveu na mesma 'moeda' numa bisonha linha de impedimento. Livre de marcação, Léo Matos dominou a bola desviada por Leandro Castán antes de tocar para o fundo da rede, na saída do goleiro: 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 x 1 BRUSQUE

Local: São Januário
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Cartões amarelos: MT, Cano, Leandro Castán, Léo Matos e Daniel Amorim; Diego Mathias e Thiago 
Gols do Vasco: Germán Cano, aos 17 min do 2ºT e Léo Matos, aos 42 min do 2ºT 
Gol do Brusque: Edu, aos 34 min do 2ºT 

VASCO: Lucão, Léo Matos, Ernando, Leandro Castan e Riquelme (Sarrafiore); Andrey, Galarza (Gabriel Pec), MT (João Pedro), Marquinhos Gabriel (Daniel Amorim) e Morato (Léo Jabá); Germán Cano.
Técnico: Marcelo Cabo

BRUSQUE: Jefferson Paulino, Toty, Claudinho, Ianson e Airton; Fillipe Soutto (Jhon Cley), Zé Mateus e Diego Mathias (Gabriel Taliari); Thiago Alagoano, Alex Ruan (Bruno Lopes) e Edu (Juliano).
Técnico: Jerson Testoni


Postar um comentário

5 Comentários

  1. Beto Guerreiro29 junho

    Foi uma vitória da garra e valeu pelo espírito de luta da equipe. Nem todos os jogos vão ser ganhos na técnica. Na séria B se não tiver superação, raça e disposição, não se consegue vencer.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Eduardo29 junho

    Com certeza... Quando não vai na técnica, na habilidade, tem que ser na disposição mesmo. SV!

    ResponderExcluir
  3. Adriano Salentano29 junho

    Todos sabem que o Vasco tem o time mais técnico da serie B, mas só isso não adianta pra vencer. A série B do Brasileiro, é uma competição muito disputada e mesmo tendo times inferiores tecnicamente, eles acabam se superando na base da garra e disposição.

    ResponderExcluir
  4. Marcão da Barreira29 junho

    Quando não for no talento, tem que ser na marra mesmo. Vamos que vamos Vasco... Rumo a elite do Brasileiro!!

    ResponderExcluir
  5. Hugo Almeida29 junho

    Não resta dúvidas... É bem assim mesmo como o Léo Matos falou outro dia: "Tem que ter atenção, tem que ter intensidade. E se não jogarmos com disposição, não alcançaremos o nosso objetivo".

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama