Danilo Barcelos aponta as causas da má fase do time

Após suspensão, Danilo pode retornar ao time do Vasco.
Durante entrevista no CT do Almirante, o lateral esquerdo Danilo Barcelos apontou o excesso de jogos como sendo um dos motivos pela queda de rendimento do Vasco neste início de Brasileiro. O time acumula três derrotas, dois empates e nenhuma vitória nas cinco primeiras rodadas disputadas. Realmente, o calendário brasileiro precisa ser revisto e não é de hoje. Porém, ele é igual ou muito parecido para todos os Clubes. O que muda é a forma como cada um se organiza para enfrentá-lo. O Fernando Miguel, por exemplo, foi o único jogador que atuou todos os 1620 minutos que a equipe cruzmaltina esteve em campo pelo Campeonato Carioca, fora os acréscimos. Hoje o goleiro é um dos desfalques importantes do time, e sequer estreou no Campeonato Brasileirão deste ano.

Seis vascaínos atuaram em mais de 80% dos minutos disputados pelo time na competição: Fernando Miguel, Lucas Mineiro, Cáceres, Marrony, o próprio Barcelos e Werley. Foi a maior marca entre os quatro grandes. No Flamengo, nenhum jogador permaneceu tanto tempo em campo. Rodrigo Caio, com 76,4%, foi quem mais jogou. O Fluminense teve cinco jogadores e o Botafogo quatro. Os dois, no entanto, fizeram menos jogos, sendo 15 e 11, respectivamente, o que naturalmente reduz a necessidade de rodízio.

O Vasco disputou 18 jogos e o Flamengo 17. O que mais chama a atenção é que o Vasco foi o primeiro a ter a oportunidade de utilizar uma equipe reserva ou mista sem comprometer a briga pelo título estadual, e não o fez. Foi o primeiro a se classificar para as semifinais gerais após ganhar a Taça Guanabara, e ainda assim, Alberto Valentim manteve a formação principal em praticamente todas as rodadas do 2º turno, fazendo pequenas alterações na maioria das vezes apenas por ordem técnica.

O Vasco supervalorizou a Taça Rio e o Carioca, perdeu os dois, comprometeu seu início de Brasileiro e agora colhe os frutos de um futebol mal gerido no início do ano, onde novamente foi conduzido pelo imediatismo. A equipe de São Januário já disputou 29 partidas em 2019 e restam apenas 33 para o encerramento da temporada. O time terminará o ano, com 62 jogos realizados. O Palmeiras, líder do Brasileiro, fez apenas dois jogos a menos, mas terminará a temporada com no mínimo dois a mais, já que ainda segue na briga pela Copa do Brasil e a Libertadores.

Nenhum jogador palmeirense, porém, tem mais de dois mil minutos em campo até o momento. Dudu, com 1988, é quem está mais perto de romper esta marca. O segundo na lista, o volante Felipe Melo, aparece com apenas 1688. No Vasco, seis jogadores já ultrapassaram os dois mil jogos – Lucas Mineiro (2404), Danilo Barcelos (2156), Werley (2137), Marrony (2130), Cáceres (2010) e Fernando Miguel (2005).

Ou seja, o excesso de jogos atrapalha, é claro, mas não impede de se ter um time de menor minutagem quando o 2º semestre chegar. Pra isso, porém, é necessário confiar no elenco que montou ou, no caso de quem tem menos investimento, como o Vasco, saber priorizar as competições. Com mais de 40 jogadores no elenco cruzmaltino, a falta de peças não foi o problema. Pelo contrário, o excesso é que é.

O calendário pode, e deve, ser discutido, só não pode ser muleta para a falta de organização de dirigentes e comissões técnicas. Planejar o ano faz parte do trabalho. Aliás, é grande parte dele. Assim como montar um elenco em que se use as peças e não apenas as pague, ainda que com atraso.

O excesso de jogos atualmente prejudica mais o torcedor emocionalmente, que se vê obrigado a acompanhar o time do coração apresentando atuações sofríveis, do que a equipe que já foi eliminada de todas as competições mata-mata que disputou em 2019.

por: André Schmidt

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Vitor Vascão24 maio

    A esperança segue viva. Nosso vascão pode reverter isso!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Vitor... Sei que não temos um elenco dos mais qualificados, mas também não somos os piores do Brasileiro. Com o professor Vanderlei Luxemburgo, creio que vamos sair dessa situação incômoda e quem sabe até garantir uma vaga na pré-Libertadores ou Sulamericana. Obrigado pelo seu comentário, e que Deus o abençoe!👍🙌

      Excluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama