Abel Braga retorna ao Vasco em sua terceira passagem

A nova passagem de Abel Braga pelo Vasco trará uma responsabilidade a mais para o treinador. Pela primeira vez, ele assumirá o comando da equipe cruzmaltina da maneira que gosta, podendo traçar o planejamento ideal para o ano seguinte, fazendo uma pré-temporada.
O técnico ainda terá um outro desafio. Suas duas passagens anteriores na Colina não tiveram longa duração.

A fama de Abel Braga de revelar jogadores da base, será útil nessa terceira passagem pelo Vasco. Com poucos recursos financeiros, o clube vê nas categorias de base uma possibilidade de reforçar sua equipe sem custos. Mais do que observar talentos para o profissional, o novo treinador vascaíno terá também a missão de ajudar a lapidar jovens como Gabriel Pec, Bruno Gomes e a joia Talles Magno.

O Talles tem uma coisa que eu gosto. Quando eu boto o garoto pra jogar, deixo ele à vontade. Gosto de que seja moleque. A única responsabilidade é quando ele não tem a bola. Tanto ele, como os outros, são moleques com a bola. O que vi de fora é que não deixam algo para depois. A minha impressão é de que eles sempre vão ao limite - comentou Abel.

Nas três passagens pelo Fluminense, por exemplo, Abel foi responsável por dar chances a mais de 30 jogadores. Entre os nomes mais famosos que foram lançados por ele estão Pedro, Wendel, Alexandre Pato, Luiz Adriano e Wellington Nem. O treinador tem como estilo mesclar a experiência dos veteranos com os mais novos.

No Flu, em 2017/2018, Abel utilizou jogadores como Léo, Douglas, Wellington Silva, Ayrton Lucas, Gustavo Scarpa. No Flamengo, Lucas Santos, Matheus Dantas, Lincoln, Bill e Hugo Moura foram alguns dos que ganharam oportunidades.

O Vasco entende que continuar tendo o recurso dos jogadores criados em São Januário é essencial no planejamento. Não só para suprir as posições em que o clube não conseguir se reforçar, mas também para possíveis futuras vendas que auxiliem a melhorar os cofres. Com pouco poder financeiro para comprar jogares, o clube vem priorizando as negociações por empréstimo e, com isso, limitando as opções, aos crias da Colina que podem salvar mais uma vez.

- Hoje o torcedor não tem dúvida de que o Vasco voltará a ser um clube gigante. É um clube que chega em todas as competições de base. Estou com uma relação de vários jogadores. Este é o caminho. O torcedor está abraçando. Comigo não tem nem sacanagem nem mentira. O que eu peço é que esse torcedor continue abraçando.

- Vamos tentar fazer o melhor, mas não tenham dúvida que a continuidade vai ser dada, a partir daquilo que o Luxa começou. Domingo fiquei duas horas com ele no telefone. Ontem, duas horas com o Mazzuco e com o André Souza. E hoje, com o PC, o papo foi sobre o potencial dos garotos. O jogador da base, aqui, sente muito menos do que outros - afirmou o treinador.

Com Vanderlei Luxemburgo, o trabalho de integração entre base e profissional já havia aumentado. Agora, atletas como Tiago Reis, que não ganhou tantas oportunidades no Campeonato Brasileiro, e Lucas Santos, retornando de empréstimo, terão mais oportunidades.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. José Miranda20 dezembro

    Seja bem-vindo professor Abel Braga. E se possível, que o Vasco possa repetir aquela goleada de 5 a 1 sobre os mulambos, quando o senhor era o nosso treinador.

    ResponderExcluir
  2. Maninho da Barreira20 dezembro

    Vamos lá Vasco. Agora temos o comandante ideal para sermos campeões. Seja bem-vindo Abelão!

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama