Vasco tem boas chances de escapar do Z-4

O Vasco ocupa a décima sétima colocação no Brasileiro e a torcida está preocupada com a possibilidade de queda para a Série B. Mas para o matemático Tristão Garcia, a situação não é tão preocupante. Segundo ele, o Vasco tem 62% de chance de escapar do rebaixamento em 2020.

O especialista concedeu entrevista ao Canal Atenção Vascaínos, e apresentou um cenário menos desesperador. Contudo, alertou que a decisão será no campo, e o Vasco precisa de vitórias.

– A situação do Vasco causa alguma preocupação, mas eu não diria que o risco de rebaixamento do Vasco hoje é muito preocupante. Eu diria que preocupa, apenas, afirmou Tristão Garcia.

– O Vasco tem hoje 38% de risco de rebaixamento. Traduzindo, o Vasco tem 62% chances de escapar. Mais chances de escapar do que ser rebaixado. Confirmando aquilo que eu falei anteriormente. Preocupa mas não é uma situação desesperadora, muito longe disso.

As análises do matemático sobre esta edição do Brasileiro apontam a necessidade de somar 45 pontos para garantir a permanência na Série A. Com essa pontuação, portanto, uma equipe não dependerá dos concorrentes e não vai precisar torcer contra ninguém.

Tristão Garcia apontou que os três últimos colocados na tabela, Coritiba, Botafogo e Goiás, estão em situação bem pior. Então, restaria uma vaga em disputa no Z-4. Além disso, o matemático colocou o Vasco em um grupo com outras cinco equipes que são candidatas ao rebaixamento.

– Equipes que estão à frente do Vasco na tabela, não têm risco muito menor do que o Vasco. É o campo que vai decidir ao longo dessas 14, ou 15 rodadas, o destino de cada um. Então, na verdade, o Vasco vai disputar um campeonato, aparentemente, com Sport, Atlético-GO, Bragantino, Bahia e Athletico-PR, na busca de não ser o lanterna desses aí. E se manter à frente dos três que ele já está à frente. Portanto, é uma missão perfeitamente possível.

Com 24 pontos em 23 rodadas, o Vasco tem que somar 21 pontos nos 15 jogos restantes. Para isso, será necessário um aproveitamento de 46,7%, que é superior aos atuais 34,8%, mas é uma marca perfeitamente alcançável.

Para isso, será fundamental que o Cruzmaltino tenha um bom desempenho contra as equipes concorrentes. O Vasco enfrenta Fluminense e Santos, nas próximas duas rodadas, mas depois disso vem uma sequência decisiva de cinco confrontos diretos. Entre 27 de dezembro e 20 de janeiro, o Vasco vai encarar Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Coritiba e Bragantino.

Postar um comentário

3 Comentários

Thomáz Aquino disse…
Também acho que que as chances são grandes do Vasco se livrar da degola. Resta agora o time corresponder em campo e fazer a sua parte.
Juninho da Colina disse…
É o que eu sempre falo. Se tiver mudança na postura dos nossos jogadores, a gente sai dessa situação sem problemas e ainda pega uma vaga na Sul-Americana.
Lúcio Gama disse…
Está nas mãos dos nossos jogadores. Se eles quiserem sairemos dessa sem grandes sustos.