Zé Ricardo pede apoio do torcedor contra o Bahia


Com foco na importante partida contra o Bahia, que acontecerá no próximo domingo (15/05), em São Januário, o elenco do Vasco da Gama vem treinando forte nos últimos dias. Nesta quinta-feira (12), no CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus, não foi diferente. Mais uma vez, a comissão técnica promoveu uma série de atividades técnicas, físicas e táticas. Antes da movimentação ser iniciada, porém, o treinador Zé Ricardo concedeu entrevista coletiva e projetou o jogo contra o Tricolor Baiano.

– O jogo contra o Bahia é muito importante. Primeiro por ser um grande clube e segundo por ser uma equipe dirigida por treinador que eu admiro bastante (Guto Ferreira). É uma equipe já foi campeã brasileira, assim como o Vasco. Sabemos que a Série B é muito disputada, mas uma vitória contra o Bahia vai dar os três pontos, que é o que sempre buscamos. Algumas vezes a gente tem estratégias que acabam no fim do jogo no aproximando da vitória, mas, como falei, temos adversários com jogadores perigosos, que se prepararam bem. Continuo dizendo que temos que seguir nosso planejamento, consigo ver estamos querendo muito acertar. A confiança com um resultado positivo realmente aumenta e nos dá a certeza e confirmação que podemos crescer na competição. Mais uma vez: não vamos subir na sétima rodada, temos que estar se possível dentro do G4 sempre – declarou o comandante.

Durante o bate-papo com os jornalistas, o técnico cruzmaltino foi questionado sobre a possibilidade de uma mudança no esquema tático acontecer para a sequência da competição. Zé Ricardo não descartou a modificação, mas se mostrou confiante numa evolução do Gigante da Colina com a atual forma de jogar.

– Quando temos dois jogadores de lado de campo, eles não são necessariamente apenas de velocidade. Podemos ter um setor mais equilibrado de mais apoio. Não foi o caso desse jogo (CSA), mas certamente estamos sempre avaliando. Já usamos esquemas diferentes na temporada. Com a volta do Juninho, provavelmente ganha qualidade maior na saída de bola, estamos falando de um setor onde tem jogado um garoto de 17, que acabou de fazer 18, e o Yuri, com mais capacidade de marcação e distribuição mais simples. E o Nenê. Temos que observar cada jogo. Se observar que tem outra possibilidade que no dê mais condições, não vejo problema nenhum em alterar – respondeu o treinador.

Confira outros trechos da entrevista coletiva do técnico Zé Ricardo:

Apoio da torcida em São Januário

“A gente entende essas emoções todas do torcedor e por parte da imprensa. Queremos melhorar, evoluir e trazer realmente alegria a todos nós vascaínos. Entendo a insatisfação, mas também queremos melhorar em relação à performance. Importante dizer que a torcida está no direito de cobrar, mas fica claro que, quando está ao nosso lado, e ela tem ficado muito do nosso lado, São Januário vira um caldeirão para o nosso adversário”.

Juninho, Figueiredo e Palácios

“Entraram bem, principalmente Junior, Figueiredo e Palácios. O Junior com capacidade pequena de jogar, não queríamos forçar a barra. Ele só entra no final, é quanto ele poderia, já saiu bastante cansado. Entendíamos que era um momento que se colocasse mais ritmo, poderíamos criar. Acho que fizemos o gol no momento em que já estávamos criando mais. Pode ser que tenhamos uma mudança, sim, para o jogo de domingo”.

Pressão externa

“Isso é uma coisa enraizada, essa manhã fiquei sabendo da saída do Pintado. Nosso dia a dia tem que ter consciência de fazer o melhor, deixo claro o orgulho de trabalhar com o Vasco da Gama, vou fazer 110% do primeiro ao último dia em que eu estiver aqui. Vou fazer de tudo ali na beira do campo, vai detalhar ao máximo aquilo que está sob controle. Vamos brigar até o final”.

Vitória no detalhe contra o CSA

“É uma conjunção e fatores, CSA montou uma equipe com jogadores experientes. Sabíamos que eles poderiam fazer alterações porque tinham um jogo de Copa do Brasil. Tínhamos que estar concentrados. De uma forma geral, temos visto jogos de equipes que teoricamente teriam vantagem e não é isso que a gente viu. Notamos dificuldades para todas as equipes. O nível de preparação de todas as equipes evoluiu, isso é muito bom para o futebol brasileiro. Isso faz com que as equipes evoluam. Hoje em dia não tem mais ninguém bobo. Lembrando que o Vasco não conseguiu vencer o CSA no ano passado, é uma equipe que jogou dois anos seguidos e bateu em quinto lugar. Foi por isso que coloquei que provavelmente o jogo seria decidido no detalhe”.

Ausência de Zé Santos

“Sobre o Zé Santos, ele veio numa condição de ter se destacado no campeonato catarinense. Até conversei essa semana com ele, tem se dedicado bastante, acho que tem que pegar um pouquinho mais daquilo que a gente pede. É uma posição onde temos jogadores mais a frente dele, como Raniel e Getúlio. E o Figueiredo, que fez boa Copinha e está bem. Então são quatro atacantes. A gente infelizmente só pode escalar 11, só pode levar 23. Da maneira que ele continua treinando é que estamos seguros, quando precisar dele e vai”.

Disputa por posição nas laterais

“Antes de mais nada, a gente confia muito nos nossos laterais. Fica numa forma bem clara que temos na esquerda um lateral mais ofensivo e outro mais defensivo, e na direita igual. A volta do Edimar no último jogo teve função tática. A gente detectou que eles faziam muitos cruzamentos no segundo pau. O Edimar entrou com isso, teve bom rendimento na questão ofensiva. Tanto que ele foi muito bem avaliado na rodada, e o Riquelme dá aquele volume, aquela leveza na triangulação, que a gente muitas vezes pede. Isso é importante ter essa variação, essas duas opções. É jogo a jogo para poder utilizá-los naquilo que achamos importante. A vinda do Gabriel Dias ajuda o Weverton, eles se completam. Logicamente a estratégia é só uma parte, a outra parte tão importante é aquilo que o jogador tem dentro de si, a confiança e a atitude para executar as coisas com clareza”.

Retorno de Erick

“Sobre o Erick, espero contar com ele, já está com a gente no campo, muito provavelmente possamos contar com ele numa parte do jogo. E sobre o nenê, já estamos conversando com ele, ele já entendeu que, da maneira como é a Série B, é necessário às vezes fazer uma alteração. Ele está com dois cartões, então isso (poupar) vai acontecer em algum momento. Vamos ser obrigados a poupá-lo por alguma situação”.

fonte: vasco.com.br

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Marcão da Barreira14 maio

    Nunca deixamos de apoiar, só queremos que o time jogue com gara e com sede de vitoria do início ao fim.

    ResponderExcluir
  2. Aloisio Gama14 maio

    Aqui é Vasco pô!! Vamos apoiar sempre, e se preciso for, vamos carregar esse time no colo para conseguirmos voltar a Série A.

    ResponderExcluir
  3. Juninho da Colina14 maio

    Mais apoio é impossível Zé... O Caldeirão vai estar lotado e nossa torcida vai apoiar o time do início ao fim, disso não tenho nenhuma dúvida.

    ResponderExcluir

Blog Da Cruz De Malta, quinze anos divulgando as notícias do Vasco da Gama